quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cartilha Segurança na Internet

Olá pessoal, iremos iniciar hoje uma série de postagens sobre segurança na internet. No decorrer da semana irei postar várias dicas para vocês usarem a internet com uma maior segurança. Espero que ajude vocês!!!!

Segurança de Computadores  




Muito provavelmente é em seu computador pessoal que a maioria dos seus dados está gravada e, por meio dele, que você acessa e-mails e redes sociais e realiza transações bancárias e comerciais. Por isto, mantê-lo seguro é essencial para se proteger dos riscos envolvidos no uso da Internet.
Além disto, ao manter seu computador seguro, você diminui as chances dele ser indevidamente utilizado para atividades maliciosas, como disseminação de spam, propagação de códigos maliciosos e participação em ataques realizados via Internet.
Muitas vezes, os atacantes estão interessados em conseguir o acesso à grande quantidade de computadores, independente de quais são e das configurações que possuem. Por isto, acreditar que seu computador está protegido por não apresentar atrativos para um atacante pode ser um grande erro.

Um computador (ou sistema computacional) é dito seguro se este atende a três requisitos básicos relacionados aos recursos que o compõem: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
A confidencialidade diz que a informação só está disponível para aqueles devidamente autorizados; a integridade diz que a informação não é destruída ou corrompida e o sistema tem um desempenho correto, e a disponibilidade diz que os serviços/recursos do sistema estão disponíveis sempre que forem necessários.


Os motivos pelos quais alguém tentaria invadir seu computador são inúmeros. Alguns destes motivos podem ser:
·  Utilizar seu computador em alguma atividade ilícita, para esconder sua real identidade e localização;
·  Utilizar seu computador para lançar ataques contra outros computadores;
·  Utilizar seu disco rígido como repositório de dados;
·  Meramente destruir informações (vandalismo);
·  Disseminar mensagens alarmantes e falsas;
·  Ler e enviar e-mails em seu nome;
·  Propagar vírus de computador;
·  Furtar números de cartões de crédito e senhas bancárias;
·  Furtar a senha da conta de seu provedor, para acessar a Internet se fazendo passar por você;
·  Furtar dados do seu computador.

Fonte: Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário